Alguns materiais Reciclaveis

Alguns Materiais Recicláveis:

Aço: O produto mais reciclado do mundo

Cerca de 40% da produção mundial são feitos a partir da sucata ferrosa.

Vale lembrar que uma tonelada de aço produzida com sucata consome apenas um terço da energia que é utilizada para gerar uma tonelada de aço a partir do minério de ferro.

No Brasil, estima-se que mais de 4 milhões de veículos com idade superior a 15 anos possam ser reciclados.

Reciclagem de Plástico

O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local. São materiais que, como o vidro, ocupa um considerável espaço no meio ambiente. O ideal: serem recuperados e reciclados. Plásticos são derivados do petróleo, produto importado (60% do total no Brasil). A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário.

Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15%. Um dos empecilhos é a grande variedade de tipos de plásticos. Uma das alternativas seria definir um tipo específico de plástico para ser coletado.

Os plásticos recicláveis são: potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens para alimentos, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas de PET, que convertida em grânulos é usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas.

Os não recicláveis são: cabos de panela, botões de rádio, pratos, canetas, bijuterias, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis.

Programa de Coleta de Baterias de Produtos HP

As baterias de notebooks, IPAQS, calculadoras e câmeras digitais, compostas de lítio/íon, material não tóxico, são enviadas para um centro de reprocessamento. Este centro é totalmente certificado e controlado por órgãos ambientais, para evitar qualquer possível dano à saúde e ao meio ambiente. Neste centro, as baterias são cortadas e moídas. O pó metálico proveniente deste processo passa por reações químicas, filtragem e prensa para separar os resíduos líquidos dos sólidos. O resultado dessa separação são sais e óxidos metálicos que podem ser utilizados na fabricação de outros produtos como tinta, cerâmica, vidro e refratários.

As baterias de servidores e UPS, compostas por chumbo-ácido, são enviadas diretamente para o parceiro HP, que providencia a separação e reutilização deste material em outras baterias.

A Reciclagem do Papel

A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde.

Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kW/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.

Os Estragos Do Óleo De Cozinha

Óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número:

1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.

Como reciclar: colocar o óleo em garrafas PET bem vedadas e entregá-las a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem.

Destinos do óleo usado: fábricas de sabão e produção de biodiesel.

Vidro
Reciclar vidro representa economia de energia e custo significante em relação à fabricação de vidro virgem porque virtualmente não há perdas quando o vidro é reciclado. Existem duas maneiras de reciclar o vidro. Algumas empresas coletam garrafas de seus clientes e as limpam e desinfetam completamente antes de reutilizá-las. Outros recicladores de vidro classificam o vidro por cor (claro, verde e marrom não devem ser misturados porque dão um efeito manchado ao vidro). O vidro é assentado em pequenos punhados finos conhecidos como cullet, completamente peneirados e filtrados por meio do uso de lasers, ímãs e peneiras, e depois derretido e convertido em vidro novo.

No Brasil, 46% das embalagens de vidro são recicladas, representando um total de 390 mil toneladas por ano. Desse total, 40% são oriundos da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, etc) e 10% do refugo da indústria. A reciclagem desse material não é maior devido ao seu peso, o que encarece o custo do transporte da sucata.

Isopor

A espuma de poliestireno é totalmente não-biodegradável, ou seja, não se dissolve. Para reciclar o isopor, ele é jogado em um tanque de água e empurrado contra uma tela que o quebra em pedaços. Esses pedaços são lavados, secados e transformados em bolinhas, estas serão transformadas em uma nova espuma.

Papelão

As caixas de papelão corrugado (feito com papel marrom, colocando-se uma camada de papel pregueado entre duas folhas lisas) são muito valorizadas. As fibras de papel são compridas, resistentes e podem ser recicladas diversas vezes.

A maioria das caixas de papelão corrugado contém 20% de material reciclado (Governo do Estado de Santa Catarina, 1983).

A fabricação da celulose usada no papelão gera dióxido de enxofre, um gás que provoca a chuva ácida. A reciclagem reduz pela metade a poluição.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o papelão molhado pode ser reciclado. E os sacos de papel marrom podem ser reciclados junto com o papelão.

O que nós podemos fazer: para melhor armazenar, separar uma caixa maior e desmontar as menores, colocando-as dentro da caixa maior. As caixas desmontadas podem ser amarradas com um barbante. Não misturar as caixas de papelão corrugado com as de papelão comum.

Alumínio

É mais barato reciclar latas de alumínio do que fabricá-las a partir de um material novo.

No Brasil em 1997, foram reciclados 4,1 bilhões de latas de alumínio, ou seja 64 % da produção nacional de latas, foi reciclada.

O alumínio é o material reciclável mais valioso. Além de reduzir o lixo, a reciclagem do alumínio significa ganho energético. A reciclagem evita a extração da bauxita, material usado para fabricar a alumina, que posteriormente é transformado em alumínio.

Além da lata de alumínio, outros materiais de alumínio podem ser reciclados como papel, prato e bandeja de alumínio, molduras de janela, portas e equipamentos de jardinagem. O alumínio não é imantado e com a ajuda de um ímã pode-se verificar a constituição do material do lixo, para separar as impurezas.

É fácil de fundir e reaproveitar as latas (usadas para cerveja e refrigerante), reciclando-as pode-se poupar uma quantidade inacreditável de recursos. Se reciclado apenas um décimo das latas que é jogado fora, pouparía-se muito dinheiro.

O que nós podemos fazer: separar e guardar estes materiais para a coleta seletiva. Para um melhor armazenamento e transporte das latinhas é aconselhável prensá-las, mas algumas empresas preferem a lata intacta. Deve-se tomar cuidado, pois as latas misturadas com o restante do lixo, pode contaminar-se com a matéria orgânica, o excesso de umidade, o plástico, o vidro, a areia e outros metais, dificultando sua recuperação.

0 comentários:

Creative Commons License
Cinematheus by Cinemathueus interativo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at cinematheuspj.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://cinematheuspj.blogspot.com/.